segunda-feira, 20 de julho de 2009

TER amigo é fácil; O difícil é SER amigo


Muitas pessoas dizem que é difícil ter amigos nessa nossa vida tão atribulada. Não concordo. Pelo menos, para mim, sempre foi muito fácil. Talvez porque não tenha medo de arriscar e me decepcionar - como já aconteceu algumas vezes -; talvez porque o que colhemos após aquela bela peneirada, seja mais do que suficiente para nossa "auto-subsistência"; talvez porque eu seja um filho da puta de um sortudo do c... Não sei. Só sei tenho vários amigos verdadeiros.

O que a vida me ensinou é que o difícil mesmo é SER amigo. Alguém aqui acha que é fácil? Eu não. Amigo é uma espécie de versão assexuada da amante. Nunca é priopridade. Nunca tem preferência. Sempre a segunda opção. E diferentemente da amante (talvez para compensar a ausência de sexo... hehehe), não se importa muito com isso. Sabe por que? Pelo simples fato de de não se exigir exclusividade quando o assunto é amizade. Podemos ter cinquenta amigos diferentes, e quando um nos põe de lado, lá está outro para nos fazer companhia.

Há um estranho e velado código de ética presente nas amizades. Como se fosse um tipo de DNA. Está lá, e nada pode ser feito para ser mudado.

- Mulheres têm preferência;
- Namoradas têm preferência;
- Esposas, definitivamente, têm preferência;
- Família têm preferência;
- Outros amigos com melhores opções têm preferência;
- preguiça tem preferência;

Enfim, quase tudo é razão para deixarmos o amigo de lado. E isso acontece porque sabemos que ele não irá ligar; não fará teatro e, muito menos, transformará nossa vida em um verdeiro inferno em razão disso. Afinal, amanhã pode ser você quem tenha o imprevisto. SER amigo é mesmo difícil. Não ser a primeira opção e conviver bem com isso, exige racionalidade. Talvez por isso não vejamos tantas mulheres amigas (ahaha... tinha que dar o jab de leve). E é exatamente aí que inicia-se um verdadeiro sofisma vicioso:

As mulheres querem ser amigas;
As mulheres exigem preferência;
Amizades não têm preferência;
As mulheres buscam isso em outro lugar;
Nós somos o "outro lugar";
Homens não exigem preferência;

Conclusão: O amigo será sempre a segunda opção!

Mas é aí que a amizade se destaca. É justamente nessa hora, nesse momento em que tudo parece perdido, que enxergamos o poder desse milenar sentimento: Apesar dos amigos NUNCA serem preferência, SEMPRE temos tempo para eles. Amizade é uma contradição mágica; algo inexplicável que endoidece as mulheres; É o amor desnecessitado de provações. Puro, eterno enquanto dura, inexplicavelmente leve, mesmo que intenso.

Por isso digo: Amo meus amigos, mas minha esposa estará sempre em primeiro lugar! (Afinal, no meu caso, minha esposa também é minha grande amiga, o que é mais uma contradição, pois, nesse caso, ela não se importaria em ser segunda opção, mas...hehehehe)

Feliz dia dos amigos meus amigos! Vocês sabem quem são!