segunda-feira, 20 de julho de 2009

TER amigo é fácil; O difícil é SER amigo


Muitas pessoas dizem que é difícil ter amigos nessa nossa vida tão atribulada. Não concordo. Pelo menos, para mim, sempre foi muito fácil. Talvez porque não tenha medo de arriscar e me decepcionar - como já aconteceu algumas vezes -; talvez porque o que colhemos após aquela bela peneirada, seja mais do que suficiente para nossa "auto-subsistência"; talvez porque eu seja um filho da puta de um sortudo do c... Não sei. Só sei tenho vários amigos verdadeiros.

O que a vida me ensinou é que o difícil mesmo é SER amigo. Alguém aqui acha que é fácil? Eu não. Amigo é uma espécie de versão assexuada da amante. Nunca é priopridade. Nunca tem preferência. Sempre a segunda opção. E diferentemente da amante (talvez para compensar a ausência de sexo... hehehe), não se importa muito com isso. Sabe por que? Pelo simples fato de de não se exigir exclusividade quando o assunto é amizade. Podemos ter cinquenta amigos diferentes, e quando um nos põe de lado, lá está outro para nos fazer companhia.

Há um estranho e velado código de ética presente nas amizades. Como se fosse um tipo de DNA. Está lá, e nada pode ser feito para ser mudado.

- Mulheres têm preferência;
- Namoradas têm preferência;
- Esposas, definitivamente, têm preferência;
- Família têm preferência;
- Outros amigos com melhores opções têm preferência;
- preguiça tem preferência;

Enfim, quase tudo é razão para deixarmos o amigo de lado. E isso acontece porque sabemos que ele não irá ligar; não fará teatro e, muito menos, transformará nossa vida em um verdeiro inferno em razão disso. Afinal, amanhã pode ser você quem tenha o imprevisto. SER amigo é mesmo difícil. Não ser a primeira opção e conviver bem com isso, exige racionalidade. Talvez por isso não vejamos tantas mulheres amigas (ahaha... tinha que dar o jab de leve). E é exatamente aí que inicia-se um verdadeiro sofisma vicioso:

As mulheres querem ser amigas;
As mulheres exigem preferência;
Amizades não têm preferência;
As mulheres buscam isso em outro lugar;
Nós somos o "outro lugar";
Homens não exigem preferência;

Conclusão: O amigo será sempre a segunda opção!

Mas é aí que a amizade se destaca. É justamente nessa hora, nesse momento em que tudo parece perdido, que enxergamos o poder desse milenar sentimento: Apesar dos amigos NUNCA serem preferência, SEMPRE temos tempo para eles. Amizade é uma contradição mágica; algo inexplicável que endoidece as mulheres; É o amor desnecessitado de provações. Puro, eterno enquanto dura, inexplicavelmente leve, mesmo que intenso.

Por isso digo: Amo meus amigos, mas minha esposa estará sempre em primeiro lugar! (Afinal, no meu caso, minha esposa também é minha grande amiga, o que é mais uma contradição, pois, nesse caso, ela não se importaria em ser segunda opção, mas...hehehehe)

Feliz dia dos amigos meus amigos! Vocês sabem quem são!

11 comentários:

Gustavo Aragon disse...

Valeu compadre, feliz dia do amigo pra vc tbem! Forte abraço do Mala.

Anônimo disse...

Idem Ragas! Abs, Dandan.

Maria Eduarda disse...

Ragaz!
Não tem que pedir desculpas de nada, fiz aquilo de propósito.
Você não sabe como fiquei feliz com seu comentário!Muito mesmo!
Sinto uma proximidade incrível com cada visita que recebo e com você não é diferente.Obrigada por tudo o que disse, acrescentou um pouquinho a mais em minha vida.Vida mesmo, porque sempre penso muito em tudo o que comentam lá no blog, que é um lugarzinho muito importante pra mim.Tamanha importância que não penso duas vezes em colocar lá meus assuntos pessoais, como você disse, precisa-se de muita coragem para isso, olha só! sou corajosa e não sei.Rs*
Panela de pressão, um furacão, movimento é o nome, movimento este incessante aqui dentro.
Sobre o Hoje, tuas palavras encaixaram como uma luva com o que estou vivendo.Por isso que digo que há uma sintonia e olha que acho este mundo virtual tão impessoal!Rs*
Com certeza, vou pensar muito em tudo o que disse.
Infinitamente grata!
e certamente muitos desabafos virão!


beijããão ragazzz!

P.S:este bebê na foto é teu filho???

Unknown disse...

Comecei achando um pouquinho machista... mudei de idéia no finalzinho!! Rsrs!!

Feliz Dia do amigo, marido!!

leve solto disse...

Texto e definição perfeitos!!!

Maria Eduarda disse...

Tenho orkut!
Procure Maria Eduarda Giangarelli e vai me achar!
ou por meu e-mail que é giangarelli@gmail.com
add lá!

Aiii que fofura!João Gabriel logo logo faz um aninho então?
Achei uma gracinha!Parabéns pelo filhão!De moicano ainda por cima!
Rs*


Abração!

Unknown disse...

Muito legal o texto, Raga! Mas não tinha recebido o seu e-mail! Não me tire da lista dos avisos, ok?!
Não comento sempre, mas leio todos!
Beijos,

Vanessa

Gustavo Martins disse...

Po, Ragas. Sumiu do mapa. Espero que esteja tudo bem. Ser pai é uma maravilha mas exije.

Aparece no MCP que tem novidades lá.

E como está o livro? Saindo bem?

Abraço!

Maria Eduarda disse...

Ragazzooooo!
Cara, parabéns pelo livro!!
De coração, que vc tenha muito sucesso e que muitas cópias sejam vendidas!
Olha esse ano não garanto, mas ano que vem que começo a trablahar compro teu livro!Do Gustavo tbm!
Rs*
Falando nele, bem que você poderia (qdo estiver mais folgado, pq eu sei que o bicho tá pegando pra vc) bolar um concurso tbm pra brindar seus leitores com teu livro não?Que acha?
Mas claro, poderia ser algo menos "voluptuoso" como do MCP, por vc ser um homem de família e tal rsrsrsrs
Aquele Gustavo é um devasso!rsrs

Abração Ragaz!
é nóis no twitter mano!

joseadal disse...

Ragaz, belos pensamentos de alguém q, com certeza, ñ é um arremedo de escritor.
Mas entrei na tua página para pegar emprestado uma foto.
Depois olhe no meu blog como a usei
http://joseadal-opinioesalheias.blogspot.com/
Um abraço

Maria Eduarda disse...

Aaaaaaaaaaaaaahh mas que ótima visita!Fiquei até mais alegre agora!Rs*
Que notícia maravilhosa!Mais uma conquista hein Ragaz?E quê conquista.Bom agora que o que mais te ocupava tempo(pelo menos eu acho) já está terminado, é bom voltar a ativa msm!Faz falta mano.
Sabe Ragaz, tava aqui pensando, incrível como às vezes temos mais carinho por pessoas que conhecemos pela net do que pessoas que convivem conosco.Talvez porque elas não nos façam tão bem quanto esses amigos "virtuais".Ragaz, gosto muito de você!E te desejo todo bem desse mundo!Cara, acho que vou te chamar pra ser padrinho do meu casamento, topa?Mas antes tenho que arrumar um noivo!Rsss
Aliás, vc vai estar no altar né, pois vou me casar com o Delicinha msm!kkkkkkkk

Obrigado por tudo o que já me escreveu!
E vai mandando notícias sim!Fico aqui no aguardo.

Saudades tbm!!!

Ah! Adoreeeei o marusca!
;)

Beijokass!